top of page

O que é o evangelho?

O que é o evangelho, por que isso importa e como você o articula? Nós o dividimos em 3 partes-chave para ajudá-lo.


3 Elementos Essenciais do Evangelho:


1. Todos pecaram


Uma definição técnica da palavra evangelho é “boa notícia”. No entanto, assim como um joalheiro exibe um belo anel ou colar contra um fundo de veludo escuro para acentuar sua beleza, então Deus primeiro nos diz as más notícias para mostrar o quão boas as boas novas do evangelho realmente são. Isto é, todos nós pecamos — às vezes em ignorância, mas muitas vezes conscientemente. Vendo nossa completa fraqueza, e nossa incapacidade de fazer qualquer coisa para aliviar nossa condição miserável, Deus fez o melhor para nós.


“De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios. Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.”(Romanos 5: 6–8).


Porque não havia outra maneira de satisfazer as justas exigências de Deus, por causa de nossa incapacidade de nos aperfeiçoarmos (e muito menos de nos salvar), porque enfrentamos um futuro no inferno por causa do nosso pecado, Deus, em seu grande amor, enviou o seu Filho para morrer na cruz em nosso lugar. Paulo personalizou isto dizendo;


“[Cristo] me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2:20).


1. Jesus é o único caminho para Deus.


Sabemos que Deus é perfeito. Sabemos que o homem é imperfeito e pecador. A única maneira que Deus poderia resolver este grave problema do pecado era enviar Seu Filho, Jesus, para tomar nosso lugar e pagar o preço por nossos pecados.


Por que Jesus? Porque Jesus, que era Deus e homem, sem pecado ou culpa, estava singularmente qualificado para preencher a lacuna entre a humanidade pecadora e um Deus santo:


“Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.”(2 Coríntios 5: 18–19 NVI).


O Evangelho não é sobre o que você ou eu fizemos para agradar ou alcançar Deus; Fizemos tudo para desagradá-lo. Em vez disso, o Evangelho trata de como Deus se reconciliou a nós por meio de Jesus Cristo. Simplesmente, Jesus Cristo é o único caminho para o Pai.


O próprio Jesus disse; “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14: 6).


O apóstolo Pedro ecoou as palavras de Jesus: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).


Paulo disse a mesma coisa: “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Timóteo 2: 5).


Se nós, como cristãos, disséssemos que Deus poderia ser alcançado através de qualquer outro meio, seríamos culpados de deturpar o Evangelho! Pois naquela cruz, uns 2000 anos atrás, todo o pecado do mundo foi derramado sobre Jesus Cristo quando Ele se tornou o sacrifício pelo pecado por nós.


“Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus. “ (2 Coríntios 5:21).


1. O fundamento do evangelho é a morte e ressurreição de Cristo.


As palavras finais de Jesus na cruz foram “Está consumado!” Isso pode ser traduzido de várias maneiras: Está pago, está realizado, está terminado.


-O que foi pago? O preço da redenção.


-O que foi realizado? A obra que Deus tinha dado a Jesus para fazer.


-O que acabou? A fortaleza de Satanás sobre a humanidade (leia Colossenses 2:14–15).


Paulo coloca o Evangelho em poucas palavras: Cristo morreu pelos nossos pecados de acordo com as Escrituras, foi sepultado e ressurgiu no terceiro dia (leia 1 Coríntios 15: 3–4).


Um resumo simples do evangelho


O evangelho é a mensagem de que todos nós somos separados de Deus por causa do nosso pecado. O resultado desse pecado é um vazio, uma culpa sempre presente e um certo medo da morte. No entanto, porque Deus nos amou, apesar de nossa rebelião, Ele enviou Seu próprio Filho para morrer em nosso lugar e para fazer a ponte entre Ele e nós.


Este é um trecho de What Is The Gospel de Greg Laurie na Harvest.

9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page